Cantagalo

 Localizado na microrregião Centro-Norte Fluminense e integrando a região Serrana Fluminense, é cortada pela rodovia RJ-116. O município mantém o ar bucólico das pequenas cidades do interior, sua arquitetura, tradições culturais e religiosas.

Tem presença de um relevo fortemente ondulado (“mar-de-morros”), constituíndo as serras de Santa Rita da Floresta, Quilombo, da Batalha, Água Quente e Bela Vista.

Apresenta vegetação pobre, predominando os pastos, resultado do desmatamento das florestas que outrora dominavam o espaço do município. Cantagalo faz, ainda, parte do sistema hidrográfico do rio Paraíba do Sul com a presença do Rio Negro, do Ribeirão das Areias e do Córrego Itaoca.

Tem na extração de calcários cristalinos a principal riqueza mineral, sendo explorados não só para a produção de cimento e cal (indústrias que garantem ao município a maior renda per capita fluminense) mas também como corretivo de solo.

O nome Cantagalo é atribuído à prisão do lendário contrabandista Mão de Luva, no final do século XVIII, quando os seus capturadores, após anos de busca, teriam descoberto o local de seu acampamento ao escutarem o canto de um galo, de modo que o local passou a ser chamado “Córego do Canta Gallo do descoberto do Macacu”, dando origem à cidade.

Entre os seus atrativos turísticos pode-se mencionar a existência de históricas fazendas da época do café e que foram construídas no século XIX, muitas delas situadas no distrito de Boa Sorte.

Estado
Rio de Janeiro
Mesorregião
Centro Fluminense
Microrregião
Cantagalo / Cordeiro
Região metropolitana
Não disponível
Municípios limítrofes
Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Estrela Dalva (MG), Itaocara, Macuco, Pirapetinga (MG), Santo Antônio de Pádua e São Sebastião do Alto
Distância até a capital
200 km

Características geográficas

Área
748,777 km²
População
20.876 hab. est. 2006
Densidade
27,9 hab./km²
Altitude
391 metros
Clima
Mesotérmico
Fuso horário
UTC-3

Indicadores

IDH
0,779 PNUD/2000
PIB
R$ 383.378.928,00 IBGE/2003
PIB per capita
R$ 18.794,93 IBGE/2003

Vias de acesso
RJ 160 – Totalmente asfaltada, liga à RJ 116 na cidade de Cordeiro à sede de Cantagalo. Prossegue contornando a sede do 2o distrito, Santa Rita da Floresta, até o entroncamento com a RJ 158 no município do Carmo, que dá acesso a BR 116 nas proximidades de Além Paraíba-MG.

RJ 164 – Totalmente asfaltada ligando a sede de Cantagalo à RJ 116, passando pela localidade de São Martinho. Serve, principalmente, aos caminhões de cimento mais pesados.

RJ 166 – Interliga o polo cimenteiro de Cantagalo e vai a localidade de Val de Palmas na RJ116 até o 3o distrito, Euclidelândia. Pavimentada entre a RJ 116 e as fábricas Alvorada (Holcim) e Mauá (Lafarge). Sem pavimentação até a fábrica Votoram (Votorantim) em Euclidelândia.

RJ 152 – Asfaltada no trecho que liga Cantagalo a Itaocara passando pela sede do 3o distrito, Euclidelândia e o 5o distrito, Boa Sorte, servindo ao transporte cimenteiro. Sem pavimentação entre Cantagalo e o entroncamento com a RJ 148, passando pela cidade de Duas Barras.

RJ 170 – Rodovia totalmente sem pavimentação, ligando a RJ 160 à sede do 4º distrito, São Sebastião do Paraíba, passando pelo Bairro Novo Horizonte (BN) e pela vila de Campo Alegre.