Estação Pluviométrica

 O pluviômetro (do latim pluviu= chuva, metru= medir), também conhecido como hietômetro ou udômetro, destina-se a medir a quantidade de precipitação, em forma de chuva, garôa, orvalho, neve ou granizo em uma determinada região.

Esta precipitação é medida em milímetros, que distribuídos sobre uma determinada área, pode nos fornecer o volume de água precipitado.

Uma boa maneira de avaliar este volume é lembrar que cada milímetro de chuva lança um litro de água por metro quadrado.

A Defesa Civil de Cantagalo, em 18 de Dezembro de 2006, através da Agência Nacional de Águas, instalou uma estação pluviométrica, instrumento capaz de medir a quantidade de chuva durante um período de tempo, para que assim possa obter dados relacionados ao tempo de quantidade das chuvas, bem como os períodos de estiagens.

Os dados obtidos no período de 01 de Janeiro de 1940 a 17 de Dezembro de 2006 são todos da Estação Aldeia, registrada na Agência Nacional de Águas sob o nº 02142022.

A partir de 18 de Dezembro de 2006, os dados relacionados são todos da Estação Defesa Civil Cantagalo, registrada na Agência Nacional de Águas sob o nº 02142078, coordenadas latitude 21º 58’ 48″ S e longitude 42º 21’ 39″ W.

Em 01 de novembro de 2007 foi realizado a instalação de pluviômetros nos Distritos de Boa Sorte; Euclidelândia; Santa Rita da Floresta; São Sebastião do Paraíba e Campo Alegre, fazendo assim com que a Defesa Civil possa ter o controle pluviométrico de todo o perímetro do município.

Maiores informações sobre as estações pluviométricas poderão ser obtidas através do site www.ana.gov.br.

Legenda:
Total – É o total de chuva acumulado durante todo o mês (em mm)
Máxima – É a quantidade máxima de chuva durante o mês (em mm)
Dia – Dia do mês em que ocorreu a máxima quantidade de chuva
NDC – Número de Dias de Chuva durante o mês.