Gruta São Tomé

 Localização e Acesso
– Latitude: 21° 53’ 126 S
– Longitude: 42° 14’ 754 W

Mesmo percurso até Euclidelândia. À partir daí, segue-se +/- 3,5 Km em direção ao Córrego dos Tanques até as Fazendas São Tomé e Paracatu, local onde está situada a gruta na beira da estrada de chão.

Descrição
Não apresentou detalhes, apenas abrigando no seu interior diminuto, imagens de santos e um pequeno oratório.

Suas dimensões são bem reduzidas, a saber:

Comprimento: +/- 2,5 m
Largura: +/- 2,0 m
Altura: +/- 2,0m

Nada mais pode ser observado, por total falta de visão/opção ali verificada, inclusive, porque as paredes no seu interior estão pintadas/caiadas.

Conversou-se com o proprietário da Fazenda, Dr. Carlos Gerck, com o qual colheu-se informações complementares a respeito da gruta, contudo, limitando-se ao terreno da suposição e da nostalgia lendária, sem algo concreto acrescido. Há insinuações, em forma de histórias, que após a parede construída no fundo do oratório, situado à direita da entrada da gruta, haja comunicação com salões supostamente existentes.

De acordo com palavras do Dr. Gerck, há possibilidades de remoção da parede, aliás, pequeníssima, desde que acompanhada por técnicos competentes, a fim de bem encaminhar os trabalhos e, posteriormente, caso não corresponder as expectativas, restaurar o oratório conforme antes encontrado, Tal decisão ficou para ser avaliada, oportunamente, pelas autoridades do Município.