Defesa Civil já conta com sistema de alerta de tempestades e riscos de desastres naturais

253 Visitas | RSS

A Secretaria de Defesa Civil e Trânsito de Cantagalo já conta com mais uma importante ferramenta para expedir alertas de tempestade e outros avisos de prevenção e orientação. Trata-se do Sistema de Envio de Mensagens de Texto Emergenciais (Sisemte), um serviço gratuito e que tem como objetivo auxiliar a Secretaria de Estado de Defesa Civil no envio de mensagem de texto SMS, permitindo uma comunicação rápida e direta principalmente com a população residente em áreas de risco. Além disso, através desse sistema, será possível orientar e disseminar instruções quanto aos procedimentos que devem ser seguidos no caso de um desastre, permitindo que os alertas sejam executados de forma ágil.

O sistema envia mensagens padronizadas, via SMS (mensagens de texto), para dispositivos móveis de usuários previamente cadastrados. O sistema funciona com alerta expedido pela Defesa Civil municipal para celulares de todas as operadoras.

Para isso, é necessário que a população faça o cadastramento através do site do sistema no estado: www.sisemte.cbmerj.rj.gov.br. Ao abrir o site é necessário preencher nos campos os dados pedidos, lembrando sempre de excluir os espaços dentro das lacunas que venham a ficar antes dos números. O cadastramento pode ser feito por qualquer cidadão. Detalhes sobre o cadastramento para recebimento das mensagens de alerta podem ser consultados num vídeo publicado no YouTube: www.youtube.com/watch?v=9oPcq-_rtrI&feature=youtu.be.

Para um eficaz funcionamento do sistema é importantíssimo que a população residente em áreas de risco do município, e até das demais áreas, realizem o cadastramento no sistema. Segundo a Defesa Civil, a difusão de alertas e informações de emergência para a população sobre risco de desastres naturais fortalece a cultura de prevenção no município.