Plano Municipal de Redução de Riscos

Em audiência pública realizada no dia 13 de dezembro de 2010, a Secretaria de Defesa Civil e Trânsito de Cantagalo apresentou à sociedade o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), um documento que contempla uma série de diretrizes técnicas e gerenciais que permitem ao Poder Público a implementação de ações estruturais e não-estruturais nos assentamentos precários do município. Conforme os dados apresentados, o PMRR mostra as três áreas tidas como as mais críticas e que necessitam de investimentos urgentes para se evitar que novos desastres naturais ocorram: os bairros São José, o mais grave, Felipe João e Santo Antônio. “Embora haja problemas em todas as áreas levantadas (o que incluiu os distritos de Santa Rita da Floresta, Euclidelândia e São Sebastião do Paraíba), essas três são as mais graves e que necessitam ser trabalhadas com maior grau de prioridade, contemplando alto risco de desabamentos, deslizamentos e outros problemas deste tipo”, explicou Marcos Barreto, que também esteve acompanhado do geólogo Rodrigo França e do engenheiro Jairo Ferreira.

Bairro São José é o mais crítico e vai ficar com a maior parte dos recursos do plano. Entre os distritos, São Sebastião do Paraíba, com alto risco de inundações.

Etapa 1

Relatório Proposta de Trabalho Detalhada