Telefones Úteis

 Ao telefonar, esteja preparado para dar as informações que permitirão a que o socorro seja prestado rapidamente: 

– O que aconteceu: Seja breve, diga apenas o essencial: “incêndio numa casa“, “uma pessoa foi atropelada“, etc.

– Onde aconteceu: Dê o endereço completo, com rua, número e bairro. Acrescente um ponto de referência como “próximo à esquina da rua das Casuarinas” ou “em frente ao supermercado

Identifique-se: Diga seu nome e seu telefone porque talvez haja necessidade de confirmar sua chamada ou pedir mais esclarecimentos.

– Há outros pontos que é conveniente observar:

– Tenha certeza de estar telefonando para o lugar certo. Isto poupa tempo;

– Preste atenção ao que o funcionário disser e às perguntas que ele lhe fizer;

– Não perca tempo fazendo reclamações quanto a um possível mau atendimento de algum serviço de emergência. O funcionário que atende ao telefone não tem nada com isto;

– Se você usar celular, certifique-se de que sua ligação “caiu” na cidade certa, porque os telefones de três algarismos existem em todo o país.

– Quando a cidade estiver em crise como numa tempestade de verão, você terá dificuldade de conseguir se comunicar, porque muita gente também estará tentando telefonar para os serviços de emergência. Portanto, tenha paciência.

Defesa Civil – 199
Guarda Municipal – 153
Corpo de Bombeiros – 193
Polícia Militar – 190
Hospital de Cantagalo – 192 / (22) 2555-4192 / (22) 2555-4521
153ª Delegacia de Polícia de Cantagalo – (22) 2555-4303
Prefeitura de Cantagalo – (22) 2555-4204
Fórum – (22) 2555-4803
Emergência Ampla – (22) 2555-4263 / 0800 280 0120
Emergência Cedae – (22) 2555-4801 / 0800 282 1195
Emergência Rota 116 – 0800 282 0116
Vigilância Sanitária – (22) 2555-5193
Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV – (21) 3399-2441
Conselho Tutelar – (22) 2555-4276 / (22) 8115-1489
Ouvidoria – (22) 2555-5364 / 0800-2820903